Frutas são dos alimentos mais saudáveis que existem. Elas são ricas em fibras, vitaminas A e C, antioxidantes, potássio, hidratam e são uma boa fonte de energia, e é aí que devemos ter cuidado.
Pessoas diabéticas ou que desejam perder peso devem saber que muitas frutas são ricas em frutose – o açúcar ou carboidrato da fruta – e o consumo exagerado pode causar problemas.
Entretanto, algumas frutas possuem menos açúcar, medido em gramas de carboidrato para cada 100 g de fruta, e devem ser preferidas:
1 – Melancia: 7,5 g de carboidrato/100 g de fruta. Com um sabor bem doce, é rica em água e vitaminas.
2 – Melão Cantaloupe: 8 g de carboidrato/100 g de fruta ou uma xícara da fruta picada. Essa variedade de melão é rica em vitaminas A, C e ácido fólico e contém baixas quantidades de açúcar e sódio.
3 – Morango: 7 g de carboidrato/100 g de fruta ou equivalente a 8 unidades médias. Contém mais vitamina C do que a laranja por grama de alimento!
4 – Framboesa: 8 g de carboidrato/100 g de fruta ou 1 xícara. Além de boa fonte de vitaminas também é rica em fibras, porém evite comprar muito pois podem estragar logo depois de 1 a 2 dias da compra.
5 – Amora: 10 g de carboidrato/100 g de fruta ou 1 xícara. Parente da framboesa, conhecidas por “berries” em países de língua inglesa, são ricas em antioxidantes e de fácil digestão.
6 – Pêssego: 8 g de carboidrato/100 g de fruta ou 1 unidade média. Difícil encontrar uma fruta que é tão doce e ao mesmo tempo com tão pouco açúcar.
7 – Abacate: 8,5 g de carboidrato/100 g de fruta ou pouco menos de 1 xícara. Rico em fibras, gordura monoinsaturada e possui mais potássio do que a banana!
8 – Abacaxi: 11g de carboidrato/100 g de fruta. É uma importante fonte de manganês, um mineral essencial para o bom funcionamento hormonal, do sistema nervoso, além de auxiliar na absorção intestinal de cálcio.
9 – Ameixa: 7,6 g de carboidrato/100 g de fruta ou 1 unidade média. Também são ricas em potássio, mas atenção, prefira a fruta fresca, já que a ameixa seca contém muito açúcar.