Você sabia? Colesterol aumentado pode ser um sinal de hipotireoidismo.

17 de setembro de 2020

É bastante comum pacientes irem aos consultórios médicos por conta de aumento de colesterol ruim (LDL) nos exames de sangue. Ao serem questionados a respeito de seus hábitos alimentares muitos negam consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, carnes gordas, manteiga, bacon, embutidos, entre outros.

E acreditem: a maioria realmente diz a verdade, inclusive muitos tem hábitos alimentares saudáveis e praticam atividades físicas regulares

Então como pode o colesterol ruim estar aumentado? A questão não é a quantidade de colesterol que chega através da alimentação e sim uma maior dificuldade do organismo, mais precisamente do fígado, em remover o excesso de colesterol do sangue.

Boa parte desses pacientes possuem aumento de colesterol de causa genética familiar, que não será abordado hoje, e uma outra parcela significativa tem deficiência de hormônios da tireóide ou hipotireoidismo.

Quando ocorre a falta de hormônios da tireóide, várias reações metabólicas do organismo passam a acontecer de forma mais lenta, inclusive a de remoção do excesso de colesterol pelas células do fígado. Cerca de 20% dos pacientes com hipotireoidismo mal controlado podem ter aumento do colesterol LDL e de triglicerídeos.

Muitos irão apresentar além desse aumento sintomas de hipotireoidismo como cansaço excessivo, sonolência, desânimo, câimbras, intolerância ao frio, obstipação intestinal, ganho de peso de leve a moderado, irregularidade menstrual, entre outros. Tais sintomas podem nos indicar que há algo fora da alimentação que pode estar provocando essa elevação do colesterol.

Porém, muitas pessoas podem ter um quadro de hipotireoidismo subclínico, em que os sintomas de hipotireoidismo ainda não surgiram, mas os exames de sangue já acusam a doença. Daí a importância de se realizar a dosagem de hormônios tireoidianos em todos os pacientes que apresentam mau controle do colesterol.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!