São Paulo: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708 • Atibaia: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199  

VITAMINA D: POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Publicado domingo, 27 de março de 2016

topo_vitaminaD_02
Nos últimos anos a Vitamina D ganhou um papel de destaque jamais visto.

Atualmente existe uma ampla variedade de marcas e dosagens de suplementos desta vitamina à disposição nas farmácias, além de uma maior disponibilidade de ensaios laboratoriais para a dosagem da mesma (25OH Vitamina D, ainda relativamente cara). Muitos pacientes, inclusive, pedem aos médicos que incluam sua dosagem nos exames de rotina.

Quais os reais benefícios da Vitamina D, hoje considerada um hormônio por alguns endocrinologistas?

O principal e mais conhecido papel da Vitamina D está relacionado ao Metabolismo do Cálcio e Ósseo. Através dela há um aumento na capacidade de absorção intestinal do cálcio, seja na forma presente na dieta ou em suplementos. O cálcio é fundamental no processo de mineralização óssea e auxilia na prevenção de doenças como a Osteoporose, o Raquitismo e a Osteomalácia, além de auxiliar em diversas funções do organismo, como contração muscular, condução de impulsos nervosos, etc.

A Vitamina D também age diretamente sobre os músculos, melhorando sua função e prevenindo quadros de fraqueza, miopatia e quedas e esse ganho é mais notável em idosos.

Outros benefícios da Vitamina D divulgados em diferentes mídias como prevenção do Diabetes, alguns tipos de Câncer, Depressão, diminuição no risco de Doenças Cardiovasculares e Doenças Autoimunes, ainda carecem de uma evidência científica mais consistente, entretanto estudos preliminares a respeito de alguns destes tópicos mostraram-se promissores. Portanto, aguardemos por novidades nesta área.

E como faço para manter níveis adequados de Vitamina D?

O principal meio de se obter esta vitamina é através da exposição solar, mais especificamente através dos raios UVB, que estimularão a síntese cutânea da mesma. Dependendo do tipo de pele, recomenda-se banho de sol de 15 a 60 minutos ao dia, com ao menos 25% a 50% da superfície corporal exposta (vestindo shorts e camiseta de manga curta, por exemplo).

Recomenda-se, entretanto, que esta exposição seja longe do horário de pico de incidência dos raios UVB, antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas, para minimizar os riscos de desenvolver Câncer de Pele.

Devido ao estilo de vida urbano em que é muito comum passarmos horas em ambientes fechados e muitas vezes usando roupas que cobrem quase todo o corpo, nem sempre recebemos quantidades suficientes de luz solar e o que se observa nos dias de hoje é uma verdadeira epidemia de insuficiência ou deficiência de Vitamina D.

Nestes casos, incentivamos aumentar o consumo de alimentos ricos em Vitamina D, como peixes gordurosos (atum, salmão, truta, etc.), gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos, laticínios enriquecidos e cereais.

Suplementos de Vitamina D podem ser necessários nos casos em que apesar das medidas acima citadas seus níveis permanecem baixos e em populações de risco para falta desta vitamina como idosos, pacientes acamados por longo período, portadores de alguma contraindicação formal à exposição solar, etc.

A prescrição de tais suplementos, bem como a indicação de dosagens laboratoriais de Vitamina D, devem sempre ser indicados e acompanhados por um médico.

 

Gostou deste artigo? Clique aqui e receba mais informações e dicas de saúde em endocrinologia.

 

 

 

 

 

Agende sua Consulta

CONSULTÓRIO - SÃO PAULO - SP

Praça Santo Agostinho, Nº 70, Conj. 25, Aclimação
(ao lado do Metrô Vergueiro)


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708

CONSULTÓRIO - ATIBAIA - SP

Rua João Soares do Amaral, Nº 1005
Vila Santista
 


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199