Semaglutida – Resultados promissores na perda de peso

24 de fevereiro de 2021

A Semaglutida, mais conhecida pelo nome comercial Ozempic, foi lançada em 2019 como um medicamento para diabetes e com ótimos resultados. Entretanto, extraoficialmente ela vem sendo utilizada no tratamento da obesidade e sobrepeso, graças a seus efeitos de inibição de apetite no hipotálamo, região do cérebro que controla a fome, e ao retardo do esvaziamento do estômago, o que promove saciedade.

Faltava ainda um estudo voltado exclusivamente para perda de peso para sabermos a real eficácia desse medicamento.

Foi o que fez o estudo STEP1, publicado na revista New England Journal of Medicine em 10 de fevereiro, que mostrou resultados bastante impressionantes.

Nesse estudo, que envolveu 1961 pacientes em 16 países diferentes, o uso de Semaglutida na dose de 2,4 mg/ 1 vez na semana mostrou que 69,1% dos pacientes conseguiram perder ao menos 10% do peso inicial, 50,5% perderam 15% do peso e cerca de 33% perderam 20% ou mais de peso.

Para melhor entendimento, se todos os pacientes pesassem 100 kg, pouco mais de 2/3 deles conseguiriam perder no mínimo 10 kg e 1/3 deles iriam emagrecer pelo menos 20 kg. Esse último desempenho é quase comparável ao resultado de uma cirurgia bariátrica como a gastroplastia vertical ou sleeve. Nenhuma medicação aprovada até hoje conseguiu atingir tais resultados.

Porém, apesar dos resultados promissores, é necessário cautela. A dose utilizada para conseguir esse feito foi muito maior do que a dose atualmente comercializada, que vai de 0,25 mg a 1 mg por semana. Por conta disso, existe uma possibilidade maior de efeitos colaterais, principalmente náuseas, vômitos e alterações de hábito intestinal e nem todos os pacientes irão tolerar.

Outro problema diz respeito ao custo do tratamento. Se na dose de 1 mg o preço mensal já é salgado (cerca de 750 reais ao mês sem desconto), é esperado que na dose de 2,4 mg esse valor seja ainda maior e inacessível para a maior parte das pessoas. Esperamos que com o passar do tempo esse custo diminua.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!