Saiba mais sobre o pré-diabetes

11 de junho de 2021

Pré-diabetes, como o próprio nome sugere, é um estágio clínico que antecede o diabetes, em que os valores glicêmicos estão elevados mas ainda não atingiram os níveis de diabetes.

Para ser classificado como pré-diabetes é necessário ao menos um dos critérios a seguir:

👉🏻 Glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dl

👉🏻 Glicemia após teste de sobrecarga oral com 75g de glicose entre 140 e 199 mg/dl

👉🏻 Hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%
Portadores de pré-diabetes estão sob maior risco de se tornarem diabéticos. Cerca de 25% deles irão evoluir para o diabetes em até 5 anos

Alguns indivíduos, entretanto, podem ter um risco ainda maior de desenvolver diabetes, como aqueles com sobrepeso ou obesidade, mulheres com síndrome dos ovários policísticos, portadores de hemoglobina glicada maior ou igual a 6,0% e aqueles que possuem tanto a glicemia de jejum alterada quanto intolerância à glicose após sobrecarga oral de glicose.

Importante destacar que já no pré-diabetes podem começar a surgir as primeiras complicações do diabetes, principalmente em pequenos vasos como os das retinas, terminações nervosas e rins.

O pré-diabetes é uma situação potencialmente reversível e muitos pacientes irão conseguir superar ou ao menos estabilizar esta condição através de mudanças de estilo de vida, reduzindo açúcares, álcool e outros carboidratos simples, realizando atividades físicas regulares e subsequente diminuição de gordura abdominal, melhorando qualidade de sono, entre outros.

Já naquele grupo de pré-diabéticos de maior risco que citamos acima, o uso de medicamentos como a metformina, a pioglitazona, a liraglutida, entre outros, deve ser considerado.

Pré-diabetes deve ser levado tão a sério quanto o próprio diabetes, é onde as chances de virar o jogo para melhor são maiores. Consulte um especialista.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!