Quanto de atividade física devo fazer para perder peso?

18 de dezembro de 2020

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois depende de uma série de fatores, como idade, sexo, aptidão física, qualidade da dieta, entre outros.

Para complicar ainda mais, ocorre ainda um fenômeno de compensação alimentar, em que quanto mais energia gastamos nos exercícios mais fome sentimos, isso nos leva a comer mais e a empatar o consumo calórico com o gasto energético.

Sabemos que reduzir a ingesta calórica e melhorar a qualidade alimentar tem mais impacto na perda de peso do que somente fazer exercícios sem se preocupar com a dieta. Isso tem levado muitos a questionar se fazer atividades físicas, embora saudável, seja mesmo útil para perda de peso.

Entretanto, um estudo publicado no início do ano na revista “Medicine & Science In Sports & Exercises” mostrou que esse comer compensatório parece ter um limite calórico máximo. Se ultrapassarmos esse valor, o gasto com exercícios finalmente venceria esse “cabo de guerra”.

Esse estudo comparou 2 grupos de pessoas, um que se exercitava 2 vezes por semana, 1 hora e 30 minutos por dia e gastava 1500 kcal na semana com outro que se exercitava 5 vezes por semana, 1 hora ao dia e gastava 3000 kcal na semana. As atividades eram de moderada intensidade em ambos os grupos.

E o que se viu foi algo interessante. Em ambos os grupos, as pessoas passaram a comer até 1000 kcal a mais compensatórias durante a semana, mas dificilmente ultrapassam esse valor.

Subtraindo o gasto calórico pelo consumo extra de calorias, o primeiro grupo conseguiu somente um saldo de 500 kcal de perda, praticamente nada, enquanto o segundo grupo obteve um saldo de 2000 kcal de perda.

Em resumo, parece ser uma boa estratégia recomendar 5 horas de exercício físico de moderada intensidade por semana visando perda de peso.

São necessários mais estudos para chegarmos a uma conclusão definitiva e não foram consideradas as particularidades de cada um, mas é muito mais estimulante praticarmos exercícios quando temos alguma meta de tempo e calorias a ser batida.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!