Quais alimentos provocam acne em adultos?

2 de julho de 2020

Acne é a doença dermatológica mais comum na adolescência, mas que pode persistir ou mesmo ressurgir durante a vida adulta. É mais comum em mulheres e pode trazer verdadeiros transtornos à autoestima da pessoa.

Algumas desordens hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos e o uso de esteroides anabolizantes contendo testosterona são causas bastante conhecidas de acnes em adultos. 

Já certos alimentos, como o chocolate, são antigos suspeitos de serem causadores de acnes, mas os trabalhos científicos sempre tiveram dificuldade de comprovar essa ligação.

Entretanto, um grande estudo populacional conduzido na França (NutriNet-Santé) publicado no mês passado na revista médica JAMA mostrou que sim, alguns alimentos podem estar mais relacionados ao aumento de acnes em adultos, entre eles:

  • Alimentos gordurosos e açucarados como bolos, pudins, tortas, mousses, inclusive o chocolate, entre outros;
  • Bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais;
  • Leite, principalmente achocolatado (de novo!).

Outros alimentos, por outro lado, não mostraram relação com surgimento de acnes, tais como verduras, frutas, carnes magras, carboidratos integrais e chocolates mais amargos.

A hipótese é a de que os alimentos açucarados e gordurosos induzem ao aumento de hormônios como o IGF-1, a insulina e a testosterona, que por sua vez estimulam a produção de sebo e proliferação de células inflamatórias na pele, que combinadas levarão a formação das famosas pústulas características das acnes.

Consulte sempre um especialista em dermatologia, endocrinologia e um nutricionista para checar os possíveis causadores da acne na vida adulta e orientar uma dieta mais equilibrada.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!