Obesidade: uma ameaça ao efeito da vacina contra COVID-19

13 de agosto de 2020

É provável que o assunto mais falado em saúde em todo o mundo seja sobre a vacina contra a COVID-19. Chegará quando? Será eficaz e segura? Terei que tomar mais de uma dose?

Ela é a maior esperança da humanidade para sairmos de uma vez por todas dessa crise que parece nunca terminar. No imaginário coletivo as vacinas sempre irão conferir uma blindagem 100% confiável contra as doenças infectocontagiosas, nunca falharão.

Entretanto, isso está longe de corresponder a uma verdade absoluta
Uma boa parte das vacinas pode não induzir o sistema imunológico a criar anticorpos de maneira adequada em determinadas populações, como em idosos, pacientes com doenças imunodepressoras e em obesos, nosso assunto de hoje.

Ainda não há estudos mostrando relação de menor imunidade com qualquer uma das vacinas contra COVID-19 em pessoas que estão acima do peso, tudo ainda é muito recente, mas tomando por base o que acontece com outras vacinas devemos ser cautelosos.

É de conhecimento médico que vacinas contra influenza, hepatite A, tétano e raiva apresentam maiores taxas de falhas em obesos em comparação à população geral e isso pode vir a acontecer na vacina contra COVID-19.

O mecanismo mais provável para que pessoas com obesidade não desenvolvam essa imunidade é que as células adiposas produzem uma grande quantidade de substâncias inflamatórias que interferem no funcionamento dos linfócitos, células do sistema imunológico responsáveis por regular e produzir os anticorpos. Esses linfócitos passam a ter dificuldade de produzir anticorpos em quantidade e qualidade ideais quando estimulados pelas vacinas.

Ainda é cedo para chegarmos a essa conclusão, mas esse pode ser mais um bom motivo para que as pessoas que estão acima do peso busquem se tratar o quanto antes. Além de todos os malefícios já conhecidos da obesidade, temos agora o COVID-19 que os coloca no grupo de risco para infecções mais graves e talvez a vacina não os proteja como era de se esperar.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!