Obesidade não é uma questão de estética e nem de empoderamento

25 de setembro de 2020

Sei que muitos que me acompanham já estão carecas de saber que obesidade é uma doença complexa e que pode levar a mais de outras 200 doenças, algumas bem graves.

Diabetes, hipertensão arterial, apneia obstrutiva do sono, pancreatite, varizes e tromboses, depressão, vários tipos de cânceres…enfim, obesidade é um sério problema de saúde que deveria ser abordado e priorizado em toda a consulta médica, certo?

Mas não é bem assim que ocorre e digo mais. Nos dias de hoje, a depender do paciente ele pode até se ofender ao ser questionado a respeito do seu pesoVivemos um período em que todos queremos ser aceitos como somos, independente de raça, religião, opção sexual, estado civil, profissão e aparência física, e isso é muito bom, e é mais precisamente nesse último ponto que eu gostaria de chegar.

Concordo que é abominável a discriminação que as pessoas que estão acima do peso sofrem, desde bullying e piadas de mau gosto, até o extremo de serem segregadas no trabalho ou preteridas em seus relacionamentos por não se encaixarem em um determinado padrão de beleza, como se fosse um opção pessoal ser obeso e não uma doença.

Entretanto, discordo daqueles que querem levantar bandeira tentando simplificar a obesidade como uma mera questão de identidade pessoal ou apenas de aparência e que devemos nos aceitar como somos. É quase como deixar que um paciente fique com o diabetes descontrolado como se fosse apenas uma característica dele.

Isso é muito errado pois ignoramos todo o âmbito da saúde e colocamos uma barreira entre o paciente e o médico. O primeiro passa a acreditar que está tudo bem ser desse jeito e o segundo fica com receio de parecer ser preconceituoso ao propor ao seu paciente perder peso.

Para finalizar, que fique claro que isso é muito diferente de querer impor um peso ideal quase impossível de ser atingido. Qualquer perda de peso representa ganho de saúde e deve sim ser comemorado como uma grande conquista!

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!