São Paulo: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708 • Atibaia: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199  

O que é o método PronoKal para perda de peso?

Publicado quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Surtido Reposteria 0005

O método ou dieta PronoKal surgiu na Espanha e hoje está presente em 17 países, incluindo Brasil. Faz parte de um grupo de dietas a base de proteína de muito baixa caloria (ou VLCD do inglês very low calorie diet, que compreende dietas com menos de 1000 kcal/dia). Nessa dieta são utilizados substitutos alimentares feitos com proteína de alto valor biológico em todas as refeições em um primeiro momento e retorno gradual de carboidratos e outros grupos alimentares após um determinado período de maior perda de peso.

O método PronoKal é igual a outras dietas low carb conhecidas?

Tal método não deve ser confundido com algumas dietas populares ricas em proteínas como Dukan e Atkins, em que simplesmente há a retirada completa e temporária de carboidratos e substituição por refeições ricas em proteínas animais como carnes, ovos e queijos, de maneira irrestrita e sem uma adequada compensação de outros nutrientes encontrados em frutas, legumes e outros carboidratos que deixarão de ser consumidos. Na dieta PronoKal o substituto alimentar é elaborado de forma a ter quantidades balanceadas de proteína animal e vegetal, o que o torna mais completo e saudável, além de ser obrigatório o consumo abundante de verduras e água. Há também um protocolo de reposição de vitaminas e minerais, evitando-se dessa maneira o desenvolvimento de carências nutricionais e suas complicações, muito comum em dietas de muito baixa caloria.

E o que são exatamente esses substitutos alimentares proteinados? São preparações na sua maioria em pó que podem ser facilmente transformados em uma grande variedade de produtos como panquecas, pães, bolos, sucos, massas, mousses, etc, bastante semelhante ao alimento original, porém feito de proteínas de alto valor biológico e de baixa caloria. Essa é uma outra grande vantagem em comparação às dietas populares ricas em proteínas, que são monótonas pois praticamente só permitem o consumo de alimentos de origem animal, o que torna o método PronoKal de mais fácil adesão e manutenção.

Como ocorre a perda de peso no método PronoKal?

Como nas outras dietas low carb, a perda de peso ocorre por um processo chamado de cetose, em que a redução drástica no consumo de carboidratos promove uma queda intensa dos níveis de insulina no sangue. Essa diminuição da insulina é interpretada pelo organismo como um estado de jejum, o que ativará uma enzima chamada lipase, responsável pela liberação intensa das reservas de gordura, levando à perda de peso. Pelo fato das proteínas e fibras vegetais promoverem saciedade e o aumento dos níveis de cetona (fonte energética procedente da gordura liberada, a qual substitui os carboidratos) diminuir o apetite, praticamente não há aumento na sensação de fome ao longo das etapas da dieta, exceto nos 3 primeiros dias de adaptação fisiológica para o jejum de carboidratos.

O método PronoKal é dividido em 2 fases que possuem subfases: a primeira é a fase ativa, onde somente é permitido o consumo dos substitutos alimentares, alguns tipos de vegetais e de carnes magras, além de líquidos sem açúcar e é esperado que a pessoa elimine 80% do peso-meta em um ritmo de 1,5 kg a 3 kg por semana, geralmente essa fase demora de 1 a 2 meses para ser concluída. A segunda fase é a de readaptação fisiológica, onde aos poucos os outros grupos alimentares são reintroduzidos no lugar dos substitutos de proteína, perde-se nessa etapa os 20% de peso restantes e a duração média é de 2 a 3 meses.

Qual a perda de peso esperada e há contra-indicações?

Com relação a eficácia, os resultados observados no estudo Ceto PNK publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabology em junho de 2016 foram bastante animadores, mostrando uma perda média de 20,2 (+- 4,5) kg após 4 meses de dieta e desses, cerca de 17 kg correspondem à perda de massa gorda, proporcionalmente muito maior do que a perda de massa magra, considerada discreta nesse caso. Importante destacar que a diminuição de peso ocorreu sem o uso de medicamentos para obesidade.

Apesar do método ser realmente eficaz e seguro para perda de peso, existem alguns cuidados necessários para o sucesso do tratamento. O primeiro é que, enquanto o paciente está seguindo essa dieta, nenhum outro tipo de alimento além do prescrito deverá ser consumido, sob o risco de se interromper o processo de cetose. Caso isso ocorra haverá aumento de apetite e parada da perda de peso, o que significa que não há possibilidades, por exemplo, de uma pausa na dieta para alguma guloseima do nosso dia-a-dia. É necessário muita disciplina!

Outra exigência é a necessidade de se ingerir vários comprimidos de sódio, potássio, magnésio, cálcio, vitaminas e ômega 3 e 6 em diferentes horários do dia para suprir as deficiências desses elementos que estarão em falta na dieta. Muitos pacientes podem sentir algum desconforto gástrico ou náuseas pelo excesso de comprimidos, que podem ser aliviados com o uso de medicações sintomáticas. Caso a pessoa esqueça de tomar os suplementos regularmente, poderá apresentar sintomas como câimbras, fraqueza muscular, tonturas, etc. O método não é indicado para portadores de insuficiência renal, hepática, cardíaca, que estejam em tratamento de câncer, utilizando medicamentos imunossupressores ou para portadores de doenças psiquiátricas graves.

Para finalizar, o método PronoKal, por conta de todos esses detalhes, somente poderá ser prescrito por médico habilitado no método e acompanhado por nutricionista igualmente capacitado. Portanto, sua venda não é livre ao público. Como em todas as dietas, não existe uma que sirva a todos, mas sem dúvida o método PronoKal pode ser uma opção interessante a ser considerada para muitas pessoas.

 

Agende sua Consulta

CONSULTÓRIO - SÃO PAULO - SP

Praça Santo Agostinho, Nº 70, Conj. 25, Aclimação
(ao lado do Metrô Vergueiro)


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708

CONSULTÓRIO - ATIBAIA - SP

Rua João Soares do Amaral, Nº 1005
Vila Santista
 


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199