São Paulo: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708 • Atibaia: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199  

Novos medicamentos para o Diabetes tipo II

Publicado domingo, 5 de fevereiro de 2017

novos medicamentos para o Diabetes tipo II

A incidência de Diabetes na população vem aumentando de forma assustadora nas últimas décadas, muito por conta do aumento concomitante dos casos de Obesidade e Sobrepeso, influenciado pelo sedentarismo e maus hábitos alimentares, além de fatores genéticos e ambientais.

Felizmente, houve avanços importantes no tratamento do Diabetes tipo II com o lançamento há cerca de três anos de uma classe de medicação conhecida por inibidores da SGLT-2. Apesar de já estar no mercado há um certo tempo, benefícios adicionais deste grupo de medicamentos vêm surgindo a cada novo estudo apresentado e novidades ainda virão, tornando assim sua prescrição cada vez mais comum e conhecida pelo público em geral. Notamos ainda que há um grande número de pacientes ou mesmo de médicos que tem pouco ou nenhum entendimento sobre estes fármacos.

 Quais destes novos medicamentos para o Diabetes tipo II estão disponíveis no Brasil?

Em nosso país, estão disponíveis 3 diferentes tipos de inibidores da SGLT-2: Dapagliflozina (Forxiga), Empagliflozina (Jardiance) e Canagliflozina (Invokana). Apesar de haver pequenas diferenças entre estes fármacos, o mecanismo de ação deles essencialmente é o mesmo. O efeito principal é exercido pelos rins, através de um mecanismo que elimina o excesso de glicose do sangue pela urina.

Em comparação a medicamentos para Diabetes lançados anteriormente, chamou a atenção diversos aspectos positivos, como risco praticamente ausente de hipoglicemias, perda de peso média de 3 kg em 6 meses, leve redução dos níveis de pressão arterial e ácido úrico, potente no controle glicêmico em comparação a outras drogas, é seguro para os rins, entre outros.

Que outras vantagens estes novos medicamentos para o Diabetes tipo II proporcionaram em comparação às anteriores?

O que mais chamou a atenção nos estudos sobre segurança destes novos medicamentos para o Diabetes tipo II foram os resultados de um grande estudo feito com a Empagliflozina (Jardiance), chamado EMPA-REG (*). Neste estudo, houve uma redução significativa na mortalidade geral por doenças cardiovasculares (redução de 38%), Infarto não-fatal e Acidente Vascular Cerebral (AVC) não-fatal (redução de 14%) e internações hospitalares por Insuficiência Cardíaca (redução de 35%) em comparação a associação de outros fármacos para Diabetes mais placebo. Outros grandes estudos envolvendo a Dapagliflozina (Forxiga) e Canagliflozina (Invokana) estão em andamento e o esperado é que demonstrem dados semelhantes aos vistos com a Empagliflozina (Jardiance), dada a similaridade entre as medicações.

Todos os pacientes podem usar estes novos medicamentos para o Diabetes tipo II? Pode ser prescrita para emagrecimento?

Importante ressaltar que apesar de serem ótimas medicações, elas possuem alguns efeitos colaterais e contraindicações para sua prescrição em alguns casos e, portanto, ela não deve ser indiscriminada e sempre necessita ser ponderada pelo médico. O efeito adverso mais comum foi um aumento na incidência de infecções genitais (nas mulheres vulvovaginites e nos homens balanopostites), normalmente de fácil controle e controladas com medidas de higiene íntima. É contraindicado em pacientes portadores de Insuficiência Renal em graus moderados e graves, pois neste grupo o efeito da medicação tende a ser reduzido e, portanto, ineficaz.

Seu uso também não foi aprovado para pacientes que desejam somente perder peso. Novos estudos com relação ao tratamento da obesidade e sobrepeso estão em andamento e devemos aguardar os resultados. Como sempre digo, nunca se automedique! Consulte sempre um médico e verifique se tem ou não indicação de utilizar esta classe de medicação.

(*). Zinman B, et al. Rationale, design, and baseline characteristics of a randomized, placebo-controlled cardiovascular outcome trial of empagliflozin (EMPA-REG OUTCOME). Cardiovasc Diabetol. 2014;13:102.

Gostou deste artigo? Clique aqui e cadastre-se para receber dicas de saúde e informações sobre endocrinologia!

Agende sua Consulta

CONSULTÓRIO - SÃO PAULO - SP

Praça Santo Agostinho, Nº 70, Conj. 25, Aclimação
(ao lado do Metrô Vergueiro)


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708

CONSULTÓRIO - ATIBAIA - SP

Rua João Soares do Amaral, Nº 1005
Vila Santista
 


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199