Diabetes e o cuidado com os olhos

28 de novembro de 2020

O diabetes é uma das doenças que mais acomete os olhos, em alguns casos ocasionando cegueira completa e irreversível.

São várias as complicações oculares causadas pelo diabetes, desde instabilidade na refração (quando a visão para longe ou perto parece variar), estrabismo por paralisia dos nervos dos músculos oculares, maior risco para úlceras de córnea, catarata e glaucoma.

Entretanto, a complicação mais comum e que mais leva a cegueira é a retinopatia diabética. Nesse caso, o alto nível de glicose leva a obstrução das delicadas artérias das retinas, que é a região dos olhos onde se formam as imagens, provocando ruptura destes vasos e sangramentos.

Por sua vez, a má circulação das retinas induz ao crescimento de novos vasos para “compensar” os obstruídos, mas eles são mais frágeis, se rompem com facilidade e causam hemorragias, descolamento da retina e perda visual.

Apesar de grave, é comum os pacientes diabéticos não darem a devida atenção aos olhos, pois no início os sintomas visuais são raros e leves. Porém, quanto mais tempo a pessoa tem de diabetes, maiores serão as chances de desenvolver tais complicações.

Após 10 a 15 anos de diabetes, cerca de 25% a 50% dos pacientes vão ter algum grau de retinopatia. Esse número aumenta com o passar dos anos e praticamente todos os pacientes com 30 anos ou mais de diabetes desenvolverão retinopatia.

Por isso, o controle glicêmico rigoroso e precoce, assim que o diabetes é diagnosticado, é a medida mais importante de prevenção a ser tomada. Além disso, o paciente deverá ter um bom controle da pressão arterial, do colesterol, deixar de fumar e ter hábitos de vida saudáveis.

E além do acompanhamento com endocrinologista, o paciente diabético deverá visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para a realização de exames mais detalhados dos olhos e eventual tratamento.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!