São Paulo: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708 • Atibaia: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199  

Diabetes: benefícios do consumo de iogurte

Publicado quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Iogurte diabetes

 

Um interessante estudo de autoria do Dr. Frank Hu, professor de nutrição da Harvard School of Public Health mostrou um leve, porém consistente, benefício na redução do risco de desenvolver diabetes naqueles que consumiram 1 copo de iogurte diário. De acordo com o autor, o consumo regular deste alimento levou a diminuição de 17% no risco de desenvolver diabetes.

O estudo do tipo metanálise, reuniu diferentes ensaios populações, totalizando 460.000 pessoas, portanto um número bastante significativo de indivíduos. Durante o período de seguimento, 36.000 pessoas desenvolveram diabetes. Comparando os grupos de indivíduos que se tornaram diabéticos com o daqueles que conseguiram prevenir o desenvolvimento da doença, verificou-se que uma das características desse último era o consumo diário de uma medida de iogurte.

De que maneira o iogurte preveniria o desenvolvimento do diabetes?

O mecanismo exato pelo qual o iogurte atuou positivamente ainda é desconhecido, mas especula-se que a presença de probióticos, que são as conhecidas bactérias “do bem” como bifidobactérias e lactobacilos, através de um efeito competitivo contra as bactérias “ruins” que colonizam o intestino de pessoas predispostas a desenvolver diabetes, atuariam diminuindo a produção de substâncias inflamatórias procedentes do intestino que promovem resistência à insulina, ou seja, permitem que a ação deste hormônio, responsável por manter os níveis de açúcar no sangue controlados, seja mais eficaz.

Além disso, parece haver uma diminuição na permeabilidade do intestino a absorção de açúcares, dificultando sua entrada na corrente sanguínea, o que também é desejável na prevenção do diabetes. De acordo com o estudo não houve diferença significativa com relação aos diferentes tipos de iogurte, seja do tipo grego, integral ou desnatado (recomenda-se, entretanto, iogurtes com baixo teor de açúcar) e, possivelmente, outros alimentos que possuam características semelhantes, como leite fermentado, queijos ou fórmulas dietéticas contendo probióticos devam apresentar um efeito parecido, mas são necessários mais estudos específicos.

Seria então o iogurte um alimento “milagroso” para portadores de diabetes ou para quem quer prevenir essa doença?

Obviamente o efeito do iogurte na dieta não é mágico! Em ambos os grupos estudados, para que a comparação do efeito desta sobremesa ficasse evidente, era necessário que todos os pacientes estivessem seguindo um intenso programa de reeducação alimentar e atividades físicas. O consumo desse produto deve ser diário e constante para que seu benefício apareça. De qualquer forma, essa é uma boa notícia para quem sofre de diabetes e vê seu cardápio cada vez mais restrito ou mesmo para aqueles que desejam ter uma alimentação mais saudável e com menor risco de desenvolver essa doença, bem como suas complicações, além de ser muito saboroso!

Gostou deste artigo? Clique aqui e receba mais informações e dicas de saúde em endocrinologia.

Agende sua Consulta

CONSULTÓRIO - SÃO PAULO - SP

Praça Santo Agostinho, Nº 70, Conj. 25, Aclimação
(ao lado do Metrô Vergueiro)


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708

CONSULTÓRIO - ATIBAIA - SP

Rua João Soares do Amaral, Nº 1005
Vila Santista
 


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199