Como o estresse afeta o Diabetes

12 de abril de 2021

Existe diabetes de causa emocional? Essa é uma pergunta comum em consultório visto que muitos pacientes já associaram o surgimento ou descontrole do diabetes a um episódio de estresse, como perda do emprego, brigas, doença na família etc.

Fora o diabetes tipo 1, 2, algumas formas genéticas mais raras, pós doenças no pâncreas etc., não existe um diabetes emocional, mas o estresse pode vir a descompensar ou tornar aparente um diabetes ainda latente.

Durante uma situação de estresse ocorre uma série de alterações neuro-hormonais, com aumento de substâncias como adrenalina, cortisol e glucagon, que atuam liberando as reservas de glicose no sangue.

O organismo “entende” que uma situação de estresse pode ser perigosa, como ao tentar fugir de um incêndio ou lutar contra um agressor, e aí é importante dispor do máximo de energia vinda da glicose. Porém, em muitos casos, essa resposta é exagerada e se torna um problema principalmente em diabéticos.

Como o diabetes leva a uma série de doenças como infarto, AVC, cegueira, insuficiência renal, além de poder agravar os casos de COVID-19, é essencial além da dieta e do uso correto das medicações, saber manejar situações de estresse para que isso não se torne um problema ainda maior:

– Tenha uma rotina de horários de trabalho, lazer, afazeres domésticos etc. A desorganização da agenda leva a uma sensação permanente de estresse;

– Pratique atividades físicas, além da queima calórica o exercício tem potencial de diminuir os níveis de estresse;

– Evite o excesso de informações pela TV e Internet, principalmente nesses tempos de pandemia. Desconecte-se em alguns momentos da semana;

– Procure meditar pelo menos de 10 a 15 minutos por dia;

– Saiba ser mais seletivo com o que realmente vale a pena se preocupar;

– Tenha uma atitude positiva com a vida. Alimente seu lado espiritual;

– Respeite os horários e tenha qualidade de sono;

– Conte com o apoio de familiares, amigos, do seu médico e psicólogo nos momentos mais difíceis.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!