São Paulo: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708 • Atibaia: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199  

Doenças das Paratireóides

Publicado sábado, 26 de março de 2016

paratireoide

As paratireoides são quatro glândulas situadas na parte posterior da tireóide. Em raros casos ela(s) pode(m) estar em outro local, como dentro do tórax, e são chamadas de estóicas. Elas produzem o paratormônio (PTH), responsável por manter em equilíbrio os níveis de cálcio no sangue.

Por exemplo, quando o nível de cálcio no sangue cai, seja por uma baixa absorção de cálcio ou por deficiência de vitamina D, que é a responsável por auxiliar na absorção do cálcio intestinal, o PTH sobe. Sua elevação auxilia a retirar parte do cálcio dos ossos, a reter uma fração do cálcio que seria eliminado na urina e a aumentar a excreção renal de fósforo, que dificulta a circulação livre do cálcio. Além disso, o PTH atua na transformação da vitamina D em sua forma ativa através das células renais. Em resumo, este hormônio prioriza a manutenção dos níveis de cálcio no sangue, que é essencial para a contração muscular e impulsos nervosos, por exemplo.


Resumem-se as disfunções das paratireoides em dois tipos:

 

Hiperparatireoidismo

 Quando há elevação do nível de PTH. Pode ocorrer de maneira secundária à queda nas concentrações de cálcio no sangue (ex: doenças inflamatórias intestinais que dificultam sua absorção), vitamina D (ex: baixa exposição solar, insuficiência renal) e/ou por baixos níveis de magnésio (ex: desnutrição).

Porém, há casos em que o aumento de PTH ocorre de maneira independente a estes fatores, portanto anormal. É chamado de hiperparatireoidismo primário e é observado nos tumores de paratireoide como os adenomas (benignos – forma mais comum) e carcinomas (malignos – muito mais raros) e nos quadros de hiperplasia das paratireoides. Nestas situações, chama a atenção o nível elevado de cálcio pela excessiva retirada dos ossos e retenção renal.

O hiperparatireoidismo persistente provoca efeitos deletérios a nossa saúde em longo prazo. O “roubo” de cálcio dos ossos favorece o surgimento de osteoporose e deformidades ósseas. Nos casos em que há aumento concomitante de cálcio, existe o risco de formação de cálculos renais que, em casos mais graves, pode levar a insuficiência renal. Além disso, o excesso de cálcio favorece o surgimento de outras situações clínicas, como úlceras gástricas, pancreatites, aumento da diurese e maior risco de desidratação, obstipação intestinal, entre outros.


Hipoparatireoidismo

 Situação clínica em que há queda nos níveis de PTH. A principal causa está relacionada a complicações pós-operatórias de cirurgias de remoção da tireóide, pois as paratireóides estão muito próximas a mesma. Pode ocorrer remoção acidental de uma ou até de todas as paratireoides e também ser provocada pela interrupção do suprimento sanguíneo para as paratireoides por longo período durante a cirurgia. Pode ser de caráter transitório ou definitivo.

A remoção de um tumor de paratireoide também pode cursar com hipoparatireoidismo transitório, visto que as outras glândulas sadias podem estar temporariamente inativadas pelo excesso de PTH produzido pelo tumor.

Outras causas de hipoparatireoidismo são: doenças autoimunes (anticorpos que atacam as paratireoides), doenças infiltrativas (ex: hemocromatose), após terapia com iodo radioativo e congênitas (ex: síndrome de Di George).

Além destas apresentações, existe também o pseudo-hipoparatireoidismo, situação em que o nível de PTH está elevado, mas existe uma resistência das células ao seu efeito.

O quadro clínico é decorrente da deficiência de cálcio no sangue ou hipocalcemia. Podem ocorrer espasmos musculares, parestesias (sensação de “formigamento”), câimbras, fraqueza muscular, confusão mental, pele seca, atraso na erupção dentária, atraso de desenvolvimento estatural e neurológico em crianças, catarata subcapsular e, em casos mais graves, espasmos de laringe e difusos semelhantes à crise de Tétano e subseqüente parada respiratória, que pode ser fatal.

 

Agende sua Consulta

CONSULTÓRIO - SÃO PAULO - SP

Praça Santo Agostinho, Nº 70, Conj. 25, Aclimação
(ao lado do Metrô Vergueiro)


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708

CONSULTÓRIO - ATIBAIA - SP

Rua João Soares do Amaral, Nº 1005
Vila Santista
 


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199