São Paulo: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708 • Atibaia: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199  

Hirsutismo

Publicado sábado, 26 de março de 2016

hirsutismo
AUMENTO DE PELOS (HIRSUTISMO)

Hirsutismo é o aumento de pelos nas mulheres em regiões do corpo onde apenas homens apresentam de maneira habitual, como na face (barba e bigode), tórax, abdômen, costas, raiz de coxas, etc. Não deve ser confundida com a hipertricose, que é um aumento generalizado de pelos sem relação com áreas mais sensíveis aos hormônios masculinos (andrógenos), como em pernas, antebraços e sobrancelhas e está mais relacionado a fatores étnicos, familiares e ao uso de algumas medicações.

O hirsutismo não é um simples problema estético. Ele pode ser um indicador de que há uma doença subjacente a ser investigada que pode levar a uma elevação dos hormônios masculinos no sangue. Porém, o hirsutismo pode ocorrer mesmo com níveis normais destes hormônios no sangue, tanto por uma maior sensibilidade do folículo piloso e sebáceo a esses hormônios como ou por uma maior concentração destes hormônios junto a esses folículos na pele.

A causa mais comum de hirsutismo é a síndrome dos ovários policísticos, uma doença que além do aumento de pelos, pode provocar aumento da oleosidade na pele, acne, irregularidades menstruais, infertilidade, maior risco de abortamentos, além de ser um marcador de risco para o desenvolvimento de diabetes. O excesso de peso pode acentuar esse quadro.

Outras doenças que provocam o hirsutismo são: hiperplasia adrenal congênita, tumores ovarianos e adrenais secretores de andrógenos, Síndrome de Cushing, acromegalia, disfunções tireoidianas, uso de medicamentos como corticosteroides, ácido valpróico, alguns anticoncepcionais, esteroides anabolizantes, etc. E, finalmente, pode não ter causa definida (idiopático). Tais causas devem ser rastreadas através da história clínica e a investigação deve ser complementada com exames laboratoriais e de imagem.

O tratamento é direcionado para a causa que levou ao excesso de pelos, portanto deve ser individualizada para cada caso.

 

Agende sua Consulta

CONSULTÓRIO - SÃO PAULO - SP

Praça Santo Agostinho, Nº 70, Conj. 25, Aclimação
(ao lado do Metrô Vergueiro)


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 3271.7007 / (11) 3277.0708

CONSULTÓRIO - ATIBAIA - SP

Rua João Soares do Amaral, Nº 1005
Vila Santista
 


AGENDE POR TELEFONE
Telefones: (11) 2427.9188 / (11) 2427.9199