14 de novembro: dia mundial da diabetes

14 de novembro de 2020

Dia 14 de novembro celebraremos o Dia Mundial do Diabetes, que está inserido em uma campanha de conscientização maior, juntamente com o câncer de próstata, que é o “Novembro Azul”.

Acredito que a maior parte das pessoas já sabe dos riscos que o diabetes pode trazer a nossa saúde. Ele aumenta o risco de doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral, além de levar a disfunção de nervos, insuficiência renal, amputações, demência, cegueira, diminuição da expectativa de vida entre outros.

Não bastasse essas conhecidas complicações temos agora a COVID-19 que pode acometer os diabéticos de forma mais grave.

Enfim, ser diabético é viver sob a sombra constante de uma doença sorrateira, que em muitos casos avança sem dar aviso até que surjam graves complicações.

Porém, hoje eu gostaria de me dirigir aos pacientes diabéticos e seus familiares não para criar pânico, mas sim para trazer uma palavra de conforto e esperança.

Na última década presenciamos enormes avanços no tratamento do diabetes.

Melhoramos a abordagem da dieta, em que procuramos enfatizar mais o comer com qualidade do que simplesmente restringir certos alimentos sem oferecer opções, assim como evoluímos na prescrição de exercícios físicos para os diabéticos.

Além disso, surgiram novidades como sensores para medir glicose sem necessidade de várias picadas nas pontas dos dedos, insulinas mais modernas e precisas, medicamentos melhores, com menor risco de hipoglicemias, que tratam não somente o diabetes como a obesidade, a gordura no fígado e que reduzem mais intensamente o risco de doença cardiovascular e insuficiência renal.

Sei que muitos desses novos tratamentos ainda não são acessíveis a todos, mas mesmo com pouco hoje conseguimos atender melhor os diabéticos do que anos atrás e os custos com novas tecnologias tendem a cair com o tempo.

Ainda que estejamos longe de uma cura, hoje é possível ser diabético e ter mais qualidade de vida e menos sofrimento. Procure um endocrinologista e saiba mais.

Outros Artigos

Gostou do nosso material ?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente no seu e-mail,
assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!